As pessoas estão querendo cada vez mais a praticidade do on-line. A afirmação casa bem com a pesquisa da Cox Automotive, apresentada durante o NADA Show 2024, em Las Vegas, considerada a maior convenção para concessionárias no mundo, que diz que o percentual de pessoas que só comprariam um carro de forma integralmente presencial na concessionária diminuiu de 53% para 8%. Com dados como esse, o estudo mostrou que ampliar as etapas digitais do processo de aquisição de veículos é um caminho sem volta para as concessionárias.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 38% dos clientes estão dispostos a realizar o processo de aquisição do veículo de forma digital. Em 2022, 39% dos clientes compravam o veículo com processos on-line e presencial na concessionária. Este índice aumentou para 64% atualmente. Enquanto numa compra presencial, o processo dura em média 5h30, no on-line o tempo fica em menos de uma hora e ainda gera uma satisfação maior do cliente.
A conversão de lead aumenta em 44% quando o anúncio permite que o cliente tenha interação com a foto através do recurso 360°, onde a pessoa pode girar o veículo com o mouse ou dedo e verificar todos os detalhes do carro.
Com essa pesquisa fica cada vez mais evidente que é preciso ter uma gestão completa do processo de compras, adotar soluções on-line, treinamento próprio e contar com um sólido plano de marketing. Além disso, utilizar as redes sociais para aumentar o fluxo das lojas. Quase 100% das pessoas que têm intenção de adquirir um veículo vão fazer pesquisas na internet antes de se dirigir a uma concessionária. Portanto, é muito importante fazer um marketing direcionado e com uma equipe preparada por trás para conseguir ‘capturar’ o cliente interessado desde o início.