Os automáticos já são os carros mais vendidos desde 2020. Essa tendência não é uma exclusividade do Brasil, mas sim mundial. De acordo com estudo da Webmotors, há um aumento significativo na procura por veículos automáticos no Brasil. Entre março de 2023 e março de 2024, as buscas por carros novos automáticos cresceram 140%, enquanto as buscas por modelos usados com câmbio automático aumentaram 59%.
Em uma análise comparativa entre os dois tipos de câmbio, as buscas por veículos sem pedal de embreagem foram 42% mais frequentes do que as pesquisas por modelos manuais ao longo dos últimos 12 meses, considerando tanto veículos novos quanto usados.
A Ford Ranger e o Toyota Corolla lideram as pesquisas de carros automáticos na plataforma da Webmotors, tanto entre os novos quanto entre os seminovos. Nos carros novos, o Ram Rampage e o Hyundai Creta estão entre os mais buscados, e nos usados, destacam-se o Honda Civic e o Jeep Compass. O estudo atribui essa mudança de preferência à busca por maior conforto em meio aos congestionamentos urbanos, ao aprimoramento dos câmbios automáticos e à desmistificação dos custos de manutenção. Essa tendência reflete a evolução constante do mercado automotivo brasileiro e as novas prioridades dos consumidores.
O câmbio manual ainda é uma opção viável tanto para quem busca um carro mais barato, quanto para quem gosta de sentir a emoção de trocar as marchas. No entanto, os números confirmam a tendência que os automáticos chegaram para ficar.