Cliente dos sonhos e funil de vendas para concessionárias: existe alguma fórmula mágica?

A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido que é necessário muito mais do que ter “apenas” bons carros para se destacar. Os brasileiros são extremamente conectados, recebem diversas informações por segundo e tem um mecanismo de busca poderoso na palma das mãos.

E no meio de todas essas pessoas, está o seu cliente dos sonhos. Esse é aquele que não só compra o veículo, mas também tem um alto potencial de fidelidade, faz boas indicações e possui poder aquisitivo suficiente.

De acordo com a edição mais recente do Índice de Mobilidade do Consumidor, com pesquisa realizada pela EY, os brasileiros possuem 70% de intenção de compra de carros, em comparação a 44% da média global. 

Além disso, segundo dados do Webmotors Autoinsights, 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. 

Se tantas pessoas assim podem se tornar possíveis compradoras, como fazer para atingi-las de forma eficaz, traçando o perfil de um cliente dos sonhos? Para isso, é importante considerar os seguintes pontos:

Demografia: quem é o seu cliente ideal?

Qual a sua faixa etária, gênero, nível de renda e localização? Para concessionárias, esses dados podem variar de acordo com o tipo de carro que está sendo vendido. Veículos de luxo, por exemplo, tendem a atrair clientes de renda mais alta, enquanto carros populares podem atrair uma base mais ampla e diversa.

Comportamento de compra: analise o comportamento de compra do seu público-alvo. 

Eles preferem comprar online ou visitar a concessionária? Costumam fazer muitas pesquisas antes de adquirir um carro? Sabem o modelo exato que querem ou são mais influenciáveis por promoções e recomendações de vendedores?

Necessidades e desejos: seu produto pode resolver o problema do cliente?

Eles procuram um carro familiar, econômico ou um esportivo de luxo? Compreender o que motiva a decisão de compra do seu cliente permite personalizar ofertas que atendam diretamente às suas necessidades.

Poder de decisão: identificar quem toma a decisão final na compra é essencial.

No caso de casais ou famílias, por exemplo, o decisor pode não ser a pessoa que faz a primeira visita à concessionária. Compreender esse aspecto facilita a criação de uma abordagem de vendas mais assertiva.

Uma das diversas formas de mapear seu cliente dos sonhos, é construindo uma persona. Dê a ela um nome, idade, faixa salarial, motivações e hobbies. Quanto mais completo, melhor! Veja um exemplo a seguir: 

“Renato, 43 anos, é um empresário e co-fundador de uma empresa de peças automotivas em São Paulo. Com formação em Engenharia Mecânica e um MBA em Gestão de Negócios, ele combina sua paixão por carros com uma mente voltada para o crescimento da empresa e inovação. Casado e pai de dois filhos adolescentes, Renato valoriza o tempo com a família, e, sempre que possível, gosta de viajar e fazer atividades ao ar livre, como trilhas e caminhadas. Também adora futebol, é torcedor fiel e, nos fins de semana, não dispensa um bom churrasco com amigos e família. Embora sua rotina de trabalho seja intensa, gerindo fornecedores e parcerias, ele faz questão de equilibrar vida pessoal e profissional, por isso, agora tem interesse em comprar um carro espaçoso e confortável para poder viajar e aproveitar seu tempo com quem ama.”

Viu só como é fácil?

Depois de definir o cliente dos sonhos, o próximo passo é garantir que o funil de vendas esteja capacitado para captar e converter esses leads de forma eficiente. O funil de vendas, também chamado de pipeline, consiste em etapas pelas quais o cliente passa até realizar a compra. 

O topo do funil é onde você atrai a atenção do cliente. Conteúdos educativos, como artigos de blog e vídeos comparativos de veículos, ajudam a gerar interesse. Anúncios segmentados em redes sociais e Google Ads, ajustados para o perfil do cliente dos sonhos, aumentam a probabilidade de atrair leads qualificados.

O meio do funil é a consideração. O cliente já está interessado, mas continua avaliando as opções. Aqui, o relacionamento é chave. Ofereça conteúdos personalizados, como testes de carro gratuitos, tours virtuais ou agendamentos de visita.

No fundo do funil o cliente está pronto para tomar uma decisão. Para que ele escolha a sua concessionária, é importante fornecer propostas irresistíveis. Isso pode incluir ofertas exclusivas, financiamento facilitado ou bônus por troca de veículo

Perceba que não existe uma fórmula mágica, mas sim, a que se adapta a sua empresa.

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