Estratégias de E-mail Marketing para concessionárias: Como manter o engajamento e fidelizar clientes

Você já ouviu falar no conceito de Lovemark? Se trata de um conceito utilizado no marketing para se referir a uma marca que faz muito mais do que apenas atender às necessidades dos clientes, mas que já atingiu um nível tão bom de confiança e comprometimento que permanece na lembrança deles e é recomendada a outras pessoas que podem consumir os produtos.

Se tornar uma Lovemark é difícil, mas não impossível. Em primeiro lugar, seus clientes precisam se sentir ouvidos e saber que seu produto realmente tem algo que pode curar uma dor deles.

Por isso, neste artigo vamos te ajudar com algumas dicas sobre como criar campanhas de e-mail marketing que mantêm seus clientes informados e fidelizados, desde newsletters a campanhas sazonais. Continue lendo!

Antes de começar a pensar em conteúdos e disparos, é necessário encontrar uma boa plataforma de disparo de e-mail marketing. Alguns nomes como o MailChimp, Brevo e Nitronews são frequentemente utilizados por grandes empresas. Além de terem uma usabilidade super intuitiva, possuem planos que se adaptam com a realidade da sua empresa.

Encontrou a plataforma ideal? Agora é hora de partir para a base de contatos! Caso você ainda não tenha nenhuma, uma solução é oferecer algum conteúdo rico, como um e-book, por exemplo, em troca da coleta de e-mails. Se alguém preencher seu formulário com interesse no assunto, já é um cliente em potencial que pode começar a receber seus conteúdos.

Marcou os itens anteriores como concluídos? Pegue papel e caneta e anote as dicas a seguir:

  1. Mapeie assuntos de interesse

Não tem como escrever o que seu cliente quer, se você não sabe o que ele quer, não é mesmo? Por isso, faça um mapeamento de dúvidas que aparecem em seus canais de atendimento, redes sociais ou qualquer outro local em que seu público consiga fazer perguntas. Cada uma dessas dúvidas pode gerar um assunto em potencial.

Se tratando do setor automotivo, por exemplo, existem inúmeros assuntos que podem ser abordados de diversas formas, desde itens mais técnicos, como quantidade de cilindros do modelo de um carro, até itens básicos como sobre a forma correta de trocar o óleo do carro.

  1. Fale na linguagem do seu público

Conheça bem o seu público-alvo. Não adianta fazer um conteúdo muito técnico ou denso se seus clientes estão acostumados com coisas mais práticas ou leves. Assim como não tem como utilizar uma linguagem muito informal para falar sobre assuntos sérios.

Comunicar a informação para a base correta de clientes é fundamental, acertando a linguagem, a chance de acerto aumenta!

  1. Faça um calendário de assuntos

Planejamento é tudo. Organize dias específicos para o disparo de e-mails e, caso tenha essa informação, em horários estratégicos da sua audiência. A programação vai facilitar muito na constância, pois de nada adianta disparar um e-mail para depois nunca mais, certo? É preciso continuar para que seus clientes sempre lembrem de você, até o momento em que eles irão sentir falta dos seus e-mails.

  1. Deixe os clientes curiosos

Menos é mais! Não revele tudo em um único e-mail. Diga frases-chave para instigar a curiosidade, mas sem mostrar muito. Fazer o cliente sair dali para ir ao seu site saber mais, já é um avanço.

  1. Cuidado com a insistência

Enviar e-mails todos os dias, com assuntos irrelevantes ou repetidos vai gerar um efeito reverso ao de apego pela sua marca! Tenha consciência de que você não precisa ter pressa e que a conversão pode acontecer de forma mais lenta. É melhor um lead acompanhando seus conteúdos do que dois voando!

  1. Datas são importantes

Não estamos falando para enviar um e-mail sobre o dia da árvore se isso não faz muito sentido com a proposta da sua empresa. É essencial ter um calendário de datas relevantes para acompanhar, mas sempre trazendo alguma coisa junto disso, seja curiosidade ou apenas como um gancho para falar sobre outro assunto.

Além disso, é sempre legal enviar e-mails desejando um feliz aniversário ou comemorando pela quantidade de tempo que seu cliente está com você. A valorização importa muito!

Mais do que apenas disparar e-mails, seu cliente precisa ser ouvido. Conquistá-lo por meio da empatia é o melhor caminho para fazê-lo se tornar fiel e recomendar sua marca de forma espontânea para outras pessoas.

E lembre-se sempre: quem não é visto, não é lembrado! Por isso, conte com a E2G Digital para gerar resultados excepcionais para sua concessionária ou revenda

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