Os responsáveis pelo design da Volkswagen são irmãos gêmeos e brasileiros. José Carlos Pavone é chefe de design da VW para as Américas do Sul, Norte e México e responde pelas linhas do Jetta, Passat e do novo Nivus. Marco Pavone é chefe de design exterior do grupo e tem no currículo projetos como Polo, UP!, Tiguan e o exterior de todos os elétricos, como o ID.3.
Segundo eles, tudo começou quando o pai dos meninos dava papel e caneta para eles pararem de brigar ou se entreterem com alguma coisa. Ao longo dos anos essa brincadeira foi ganhando força, ao ponto deles terminarem logo as provas da escola para ficarem desenhando atrás da folha. Assim, desenvolveram-se muito rápido, “Desenhávamos só em linhas, após um tempo em perspectiva, depois com cores. E começamos a progredir, um competindo com o outro”, comentou Marco Pavone.
Em 1991 viram no jornal uma reportagem com Luiz Veiga, então gerente de Design da VW. A dupla preparou um pacote de desenhos e enviou ao executivo, pedindo informações sobre a carreira, além de “avaliações” sobre seus trabalhos. Semanas depois, Veiga respondeu se dizendo bem impressionado com a qualidade dos desenhos para crianças de 12 anos.
Em 1997, fim do ano, Marcos Pavone recebeu um telegrama, um convite da Volkswagen para participar de um processo para estágio. Quando ele chegou na empresa, o designer que estava fazendo as entrevistas tinha um calhamaço de cartas dele dos 11 até quase 20 anos, ‘Ele falou que só queria me conhecer pessoalmente, ‘porque das três vagas, uma já era dele’”. Tudo isso aos 19 anos.
Já o José Carlos Pavone, primeiro passou cinco anos na Mercedes, dois como estagiário e três como profissional, desenhando grades e estribos. Mas ele não estava satisfeito e queria sair de lá de qualquer jeito, porque, segundo ele, “designer de veículos comerciais é um tanto limitado. Desenhar carros é muito mais legal”. No fim de 2001 abriram três vagas e ele resolveu concorrer. Pediu férias na Mercedes, ficou 30 dias em casa trabalhando das 6h às 19h no portfólio, entregou-o ao Veiga e, em 2002, foi chamado.
Hoje ambos são profissionais renomados dentro e fora da empresa, comandando grandes equipes e transformando o sonho daquelas crianças em realidade. Marco mora na Alemanha, enquanto José Carlos fica no Brasil.
Você sabia que tinham dois brasileiros por detrás de tantas produções da Volkswagen?