O impacto dos influenciadores digitais no setor automotivo

Foi-se o tempo em que o investimento de marketing era só em mídia tradicional, com atores famosos fazendo propagandas; agora, são os influenciadores que decidem se um produto vale ou não a compra.

Os influenciadores digitais foram chegando de mansinho e, durante a pandemia, a bolha estourou de verdade. Marcas de carros que tradicionalmente investiam milhões em propagandas televisivas e patrocínios esportivos passaram a enxergar no marketing digital e, especialmente, os influenciadores, como uma forma eficiente de alcançar novos públicos e humanizar suas campanhas. 

O estudo “O post é pago, e aí?”, realizado pelo Instituto QualiBest mostra que 56% dos entrevistados segue influenciadores digitais pelas opiniões e recomendações que eles dão sobre produtos e serviços. Ainda na mesma pesquisa, 63% disseram que gostam que os influenciadores digitais recomendem produtos e 56% acham que essas recomendações feitas por eles são menos invasivas do que anúncios na internet e TV.

Uma das principais vantagens dos influenciadores digitais é a conexão autêntica que eles estabelecem com seu público. Enquanto uma propaganda de carro na televisão pode parecer distante, os influenciadores aproximam a experiência, compartilhando opiniões e avaliações reais sobre veículos.

Eles testam novos modelos, destacam características inovadoras, falam sobre a experiência de direção e, em muitos casos, documentam suas jornadas em road trips — uma viagem de carro que tem o objetivo de oferecer experiências únicas — ou até mesmo no dia a dia. Isso cria um senso de proximidade que dificilmente é alcançado por meio de campanhas publicitárias tradicionais.

Todo esse movimento cresceu tanto que até mesmo uma nova vertente do marketing surgiu: o marketing de influência. Esse mercado teve uma crescente de 30% nos últimos dois anos de acordo com dados da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Além disso, já que a conexão é um dos pilares cruciais para uma boa conversão através da influência, as empresas estão se preocupando em priorizar cada vez mais nano e micro influenciadores!

No mundo automotivo, uma das grandes estratégias adotadas pelas marcas é convidar influenciadores para test drives e eventos de lançamento de novos modelos. Esses conteúdos geram um impacto gigantesco porque, ao contrário de comerciais tradicionais, onde o consumidor é apenas um espectador, com os influenciadores eles têm a sensação de estar “no banco do passageiro”, vivenciando o carro em ação.

Essas avaliações se tornaram tão relevantes que muitos consumidores as consideram antes de tomar decisões de compra. Isso se reflete em números: um estudo da Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade. Os influenciadores, com sua autenticidade e proximidade com o público, acabam desempenhando o papel de conselheiros confiáveis.

Outro fator que impulsiona a influência digital no setor automotivo são as parcerias estratégicas entre marcas e criadores de conteúdo. Montadoras já não veem os influenciadores apenas como divulgadores de produto, mas como parceiros de branding.

A Mercedes-Benz, por exemplo, colaborou com influenciadores para destacar o design e a tecnologia de seus veículos de forma artística, enquanto a Tesla frequentemente se associa a influenciadores da área de tecnologia para falar sobre seus avanços em automação e sustentabilidade.

Essas parcerias permitem que as marcas automotivas ampliem sua presença em plataformas como Instagram, YouTube e TikTok, além de se conectarem com públicos mais jovens, que podem não ser atingidos pelas mídias tradicionais. Isso é fundamental em um momento onde o comportamento do consumidor está mudando, e as decisões de compra são cada vez mais influenciadas pelo digital.

Com todas essas novidades no marketing, não dá para ficar de fora, né? Por isso, a E2G Digital está aqui! Somos uma agência de marketing de alta performance especializada no setor automotivo, dedicada a gerar resultados excepcionais para concessionárias e revendas há mais de 20 anos.

Conte com nossa expertise para alcançar novos patamares de sucesso!

Últimas postagens

Marketing Automotivo de Alta Performance

Tenha um time de especialistas com 20 anos de experiência no mercado automotivo criando soluções inovadoras para seu negócio. Clique no botão abaixo e confira!