Foi-se o tempo em que o investimento de marketing era só em mídia tradicional, com atores famosos fazendo propagandas; agora, são os influenciadores que decidem se um produto vale ou não a compra.
Os influenciadores digitais foram chegando de mansinho e, durante a pandemia, a bolha estourou de verdade. Marcas de carros que tradicionalmente investiam milhões em propagandas televisivas e patrocínios esportivos passaram a enxergar no marketing digital e, especialmente, os influenciadores, como uma forma eficiente de alcançar novos públicos e humanizar suas campanhas.
O estudo “O post é pago, e aí?”, realizado pelo Instituto QualiBest mostra que 56% dos entrevistados segue influenciadores digitais pelas opiniões e recomendações que eles dão sobre produtos e serviços. Ainda na mesma pesquisa, 63% disseram que gostam que os influenciadores digitais recomendem produtos e 56% acham que essas recomendações feitas por eles são menos invasivas do que anúncios na internet e TV.
Uma das principais vantagens dos influenciadores digitais é a conexão autêntica que eles estabelecem com seu público. Enquanto uma propaganda de carro na televisão pode parecer distante, os influenciadores aproximam a experiência, compartilhando opiniões e avaliações reais sobre veículos.
Eles testam novos modelos, destacam características inovadoras, falam sobre a experiência de direção e, em muitos casos, documentam suas jornadas em road trips — uma viagem de carro que tem o objetivo de oferecer experiências únicas — ou até mesmo no dia a dia. Isso cria um senso de proximidade que dificilmente é alcançado por meio de campanhas publicitárias tradicionais.
Todo esse movimento cresceu tanto que até mesmo uma nova vertente do marketing surgiu: o marketing de influência. Esse mercado teve uma crescente de 30% nos últimos dois anos de acordo com dados da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
Além disso, já que a conexão é um dos pilares cruciais para uma boa conversão através da influência, as empresas estão se preocupando em priorizar cada vez mais nano e micro influenciadores!
No mundo automotivo, uma das grandes estratégias adotadas pelas marcas é convidar influenciadores para test drives e eventos de lançamento de novos modelos. Esses conteúdos geram um impacto gigantesco porque, ao contrário de comerciais tradicionais, onde o consumidor é apenas um espectador, com os influenciadores eles têm a sensação de estar “no banco do passageiro”, vivenciando o carro em ação.
Essas avaliações se tornaram tão relevantes que muitos consumidores as consideram antes de tomar decisões de compra. Isso se reflete em números: um estudo da Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade. Os influenciadores, com sua autenticidade e proximidade com o público, acabam desempenhando o papel de conselheiros confiáveis.
Outro fator que impulsiona a influência digital no setor automotivo são as parcerias estratégicas entre marcas e criadores de conteúdo. Montadoras já não veem os influenciadores apenas como divulgadores de produto, mas como parceiros de branding.
A Mercedes-Benz, por exemplo, colaborou com influenciadores para destacar o design e a tecnologia de seus veículos de forma artística, enquanto a Tesla frequentemente se associa a influenciadores da área de tecnologia para falar sobre seus avanços em automação e sustentabilidade.
Essas parcerias permitem que as marcas automotivas ampliem sua presença em plataformas como Instagram, YouTube e TikTok, além de se conectarem com públicos mais jovens, que podem não ser atingidos pelas mídias tradicionais. Isso é fundamental em um momento onde o comportamento do consumidor está mudando, e as decisões de compra são cada vez mais influenciadas pelo digital.
Com todas essas novidades no marketing, não dá para ficar de fora, né? Por isso, a E2G Digital está aqui! Somos uma agência de marketing de alta performance especializada no setor automotivo, dedicada a gerar resultados excepcionais para concessionárias e revendas há mais de 20 anos.
Conte com nossa expertise para alcançar novos patamares de sucesso!