Remarketing é uma estratégia que consiste em divulgar um produto ou serviço para uma pessoa que já teve contato com a empresa e demonstrou o seu interesse. Na prática, isso é feito por meio da exibição de anúncios pagos do Google Ads e do Facebook Ads, além do envio de campanhas de e-mail marketing. O objetivo é impactar o cliente novamente com ofertas e publicidades daquele item que ele já visualizou, incentivando-o a voltar ao site e finalizar a compra.
Essa técnica é eficaz, porque atinge um público-alvo que já interagiu com o seu negócio, ou seja, que conhece a sua marca e seus produtos, estando mais propenso a comprar. Nesse sentido, é uma ferramenta muito vantajosa para e-commerces que querem reativar clientes, recuperando carrinhos abandonados e aumentando sua taxa de conversão.
Segundo levantamento feito pelo Google Ads, 97% dos visitantes de um e-commerce não realizam compras na primeira visita. Logo, voltar a se comunicar com visitantes anteriores, mantendo a marca ou produto em sua mente e incentivando-os a realizar as ações desejadas pela marca pode ser crucial para o fechamento desta compra.
O remarketing é frequentemente utilizado em plataformas de publicidade on-line que permitem criar anúncios direcionados. Dessa forma, aumentam as chances de conversão, pois se concentra em um público que já está familiarizado com a marca, o que o torna mais propenso a agir de acordo com os objetivos do anunciante, podendo resultar em um ROI mais alto.
Como otimizar sua estratégia de remarketing?
1 – Segmente bem o público: as campanhas de remarketing são baseadas em listas de públicos que você deseja alcançar. Sendo assim, é fundamental segmentar bem a sua audiência para tomar ações mais assertivas.
2 – Quebre objeções de compra: principalmente para casos de abandono de carrinho, é uma boa prática aproveitar as campanhas de remarketing para quebrar possíveis objeções de compra e recuperar suas vendas. Você pode oferecer promoções exclusivas e introduzir novos argumentos de venda, destacando os diferenciais dos seus produtos.
3 – Mensure os resultados: assim como em qualquer estratégia de Marketing Digital, você deve mensurar os resultados das suas campanhas de remarketing, para entender se está no caminho certo e conseguir otimizar suas ações. Duas métricas importantes de se acompanhar são o Custo por Aquisição (CPA), que aponta o valor médio gasto para adquirir um cliente, e o Retorno sobre o Investimento (ROI), que indica os resultados gerados em relação aos investimentos realizados.
4 – Testes A/B: permitem comparar o desempenho de duas versões de um mesmo anúncio, modificando uma única variável. Assim, você conseguirá deixar suas campanhas cada vez mais inteligentes e eficientes, impulsionando as suas conversões.
Conclusão
O momento ideal para implementar o remarketing depende dos seus objetivos de negócios e da jornada do cliente. A estratégia é versátil e pode ser aplicada em várias fases do processo de marketing para maximizar o engajamento e as conversões.
O remarketing pode parecer uma estratégia complicada no início, mas o segredo é fazer testes e testes, sempre mensurando os resultados alcançados.
E, caso a dúvida apareça, só chamar a E2G Digital para te auxiliar nesta jornada.