Como está a presença da sua concessionária na internet? Se não tiver uma presença ativa e envolvente nas redes sociais ou no site, acredite que o cliente pode cogitar nem aparecer em sua loja física para efetivar a compra. Isso porque a jornada de compra do consumidor, atualmente, começa bem antes e pela internet.
De acordo com uma pesquisa da OLX Auto realizada no final de 2023, 70% das pessoas com intenção de comprar um carro em 2024 pretendiam fazer as buscas pelos novos automóveis on-line. Isso significa que, quando um cliente finalmente pisa em uma concessionária, ele já está muito bem informado sobre o que deseja.
Diante desse cenário, é importante que as concessionárias se adaptem e adotem estratégias de marketing mais abrangentes, especialmente nas redes sociais. É essencial compreender a jornada de compra do cliente e cativá-lo desde as primeiras pesquisas on-line.
Quando falamos que a venda começa antes mesmo do cliente chegar na concessionária, queremos mostrar que é preciso construir consciência de marca; interagir com os clientes por meio de comentários, mensagens e publicações; compartilhar detalhes sobre os veículos disponíveis, promoções e eventos especiais; manter os clientes informados e engajados e, por fim, criar interesse e desejo nos clientes de visitar a loja pessoalmente para concluir a compra.
Dessa forma, vamos fazer com que a jornada de compra do cliente seja interessante, acolhedora e até mesmo personalizada, transformado ele, muitas vezes, em fã/seguidor da marca, que poderá, inclusive, levantar a bandeira da sua concessionária e realizar boas indicações de futuros clientes.